.:: Psicólogo Clínico (CRP 06/97030), Professor, Escritor e Expositor ::.
.:: Contato ::. .:: Responsabilidade Social ::. .:: Espaço "Fragmentos da vida cotidiana ::. .:: Textos ::. .:: Fotos e Vídeos ::. .:: Livros ::. .:: Quem sou ::.
 
 
.:: Página inicial ::.
     
  Morador de rua  
     
 
 
     
 

Autor: Rodrigo Arcanjo
Local: Carrão - SP
Upload: 04/05/12
Câmera: Sony DSC-HX9V

Reflexão:

Ao se pensar naqueles que se encontram fora do mercado de trabalho [assim como em outras esferas da vida social] percebe-se que algumas tentativas malsucedidas de integração desqualificam o sujeito ainda mais. Pior ainda quando o meio deprecia o indivíduo e este incorpora tais características como parte de si. Outros ainda perdem seu valor, função e utilidade social. São, de certa forma, desinseridos de seu meio. Em alguns casos, a pessoa se torna uma “coisa” à parte. Agora, não é apenas um desigual, mas um não semelhante. É excluída, para sua desgraça, da categoria de ser humano.

Não raras vezes, o indivíduo também pode ser visto como um estorvo para a sociedade e, principalmente, para a família. Tudo começa com uma certa ruptura [...] em relação a determinados grupos. Aos poucos, o meio mina todas as possibilidades da pessoa participar ativamente dentro de certas estruturas sociais. O sujeito é paulatinamente retirado de sua cultura até que chegue o momento de sua morte social [...] enfrenta a maior pena que pode existir: a pena social.

Trechos extraídos do livro:

SANTOS, R.A. A essência da (in)felicidade: uma análise psicossociológica dos fatores que permeiam a construção e entendimento de um provável conceito de felicidade. São Paulo: Edição do autor, 2010. 162 p.

Rodrigo Arcanjo dos Santos - Psicólogo Clínico (CRP 06/97030), Professor, Escritor e Expositor.

 
     
 
 
.:: Home ::.
 

Rodrigo Arcanjo - Copyright 2011 - Todos os direitos reservados
.:: Facebook ::..:: Currículo Lattes ::..:: Linkedin ::. .:: Missão, Visão e Valores ::. .:: e-mail ::. .:: Whatsapp ::.
.:: Voltar ::. .:: Página inicial ::.