.:: Psicólogo Clínico (CRP 06/97030), Professor, Escritor e Expositor ::.
.:: Contato ::. .:: Responsabilidade Social ::. .:: Espaço "Fragmentos da vida cotidiana ::. .:: Textos ::. .:: Fotos e Vídeos ::. .:: Livros ::. .:: Quem sou ::.
 
 
.:: Página inicial ::.
     
  Cobaia  
     
 
 
     
 

Autor: Rodrigo Arcanjo
Local: Laboratório de Psicologia Geral e Experimental (UnG - Guarulhos)
Upload: 30/10/11
Câmera: Canon Powershot A530

Reflexão:

[...] o indivíduo é, aos poucos, cooptado pelos discursos de autoridades que instituem valores, linguagens, regras, condutas e proibições [...]. Dificilmente percebe que nada em sua vida é natural. Desconhece que tudo é construído historicamente, seja uma mulher cuidar do lar, seja os pais mandarem nos filhos, seja a existência de ricos e miseráveis. Não tem consciência de que os fatos que o cercam possuem raízes históricas e são construções de seu grupo social.

[...] que marionetes [...] somos? Em que palco [...] atuamos?

Minha identidade, ou seja, “quem sou eu?” também é produto da consciência que desenvolvi (inconscientemente) ao meu respeito, diante da realidade que percebi ao longo da minha vida. Tal realidade foi – e sempre será – representada por um universo simbólico construído socialmente e transmitido por meio da linguagem (o que faz, entre outros fatores, certas ideologias perpetuarem). Diversos constructos socioculturais integram-se ao nosso psiquismo e tais conteúdos ideológicos ainda encontram redes de persuasão que os fazem persistir e se desenvolver.

Trechos extraídos do livro:

SANTOS, R.A. A essência da (in)felicidade: uma análise psicossociológica dos fatores que permeiam a construção e entendimento de um provável conceito de felicidade. São Paulo: Edição do autor, 2010. 162 p.

Rodrigo Arcanjo dos Santos - Psicólogo Clínico (CRP 06/97030), Professor, Escritor e Expositor.

 
     
 
 
.:: Home ::.
 

Rodrigo Arcanjo - Copyright 2011 - Todos os direitos reservados
.:: Facebook ::..:: Currículo Lattes ::..:: Linkedin ::. .:: Missão, Visão e Valores ::. .:: e-mail ::. .:: Whatsapp ::.
.:: Voltar ::. .:: Página inicial ::.